segunda-feira, 30 de março de 2009

Estão matando a seleção


Tenho 28 anos.

Nasci no ano de 1980, em 16 de abril mais precisamente.

Com isso, é óbvio que não entendia, muito menos vi a Copa de 82, que segundo muitos, foi uma seleção melhor que a de 70.

Não posso opinar sobre. Tudo que sei sobre as duas seleções foi assistindo em vídeos, televisão e ouvindo os mais velhos falarem.

Agora, na Copa de 86, eu já tinha alguma noção do que era a Seleção para nosso país. E também já acompanhava junto com meu pai os jogos.

E foi a primeira vez que o vi chorar pela seleção. Naquela fatídica decisão de penaltis contra a França pelas quartas de final. Ali, vi que como meu pai, um país inteiro chorava quando uma seleção perdia ou saía de uma copa.

Na Copa de 90 na Itália, já sabia que o time não era tão bom assim. Que o Lazarone foi um burro de terceira, e que nosso time não tinha muita chance. Mas mesmo assim, torci. Junto com meu pai. Porque adorávamos assistir o Careca. Seja no São Paulo ou no Napoli junto com o Maradona.

E justamente caímos contra a Argentina, num passe lindo do Maradona para Cannigia matar nossos sonhos de tetra.

Mas mesmo perdendo, NUNCA nenhum brasileiro virou as costas para a seleção nacional. É o nosso maior orgulho. É por ela que vamos as ruas comemorar, ou chorar sozinhos em casa.

E veio a Copa de 94 nos EUA. Muita gente torcendo contra, imprensa em peso torcendo contra, mas o povo brasileiro empurrando novamente a seleção canarinho, depositando todas as fichas no "IMPARÁVEL" Romário na época.

E veio o tetra. Uma comemoração como nunca tinha visto. Uma invasão de gente pelas ruas em todas as cidades do Brasil. E pela primeira vez, vi meu pai chorar de felicidade pela Seleção.

A Copa de 98 não foi a mesma coisa. Meu pai faleceu em 96 e não teve o mesmo sabor torcer como nas passadas. E toda aquela confusão da final. Ali, acho que o negócio com a seleção começou a desandar.

Em 2002, novamente estávamos na frente da TV torcendo pela canarinho, mas por causa de Felipão e com seu carisma e muita inteligência técnica, motivacional e tática, transmitia isso em cada gol que Ronaldo marcava.

E essa, creio eu, foi a última vez que vi uma Seleção jogar com coração, transmitindo a sensação de amor a camisa.

De lá pra cá, quem veste a camisa Penta Campeã Mundial são empresários. E isso é triste.

Desde quando a Seleção é objeto de testes?

Desde quando ela serve de experimento para técnicos que nunca foram técnicos?

Desde quando somos obrigados a engolir jogadores que não estão jogando absolutamente nada em seus clubes, mas que por terem nome, são escalados como titular?

Sim, estou falando de Dunga como técnico, um dos maiores absurdos que já vi.

Sim, estou falando de Ronaldinho, estou falando de Kléber, estou falando de Gilberto Silva, de Luisão... a que ponto chegamos?

Ou será que alguém é capaz de denfendê-los?

Estão virando as costas para o que o futebol brasileiro sempre teve de melhor. Não estou falando de habilidade, técnica, amor...isso é bater na mesma tecla.

Estou falando de ATITUDE. Falta de vergonha na cara de jogar recuado.

Porra, somos a Seleção Brasileira de Futebol, em tese, são os melhores jogadores que devem vestir essa camisa.

Porque não vejo André Dias, Pierre, André Santos, Fabio Aurélio, Hernanes em campo?

Porque sou obrigado a aguentar alguns jogadores que nitidamente estão ali só pelo dinheiro?

Com certeza vamos nos classificar para a Copa da África.

Mas algo tem que ser feito urgente. Mais um movimento cara pintada? Não.

Dessa vez, quem precisa fazer são as pessoas que comandam o futebol nacional.

Passou da hora de voltar a época em que sentado ao lado do meu pai, vibrávamos e nos orgulhávamos por ser brasileiros e termos a melhor de todas as seleções...

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Seguidores


Divulgue o santo paulo blog

Tricolores pelo mundo!!!

Siga o SPB no seu mobile

Siga o SPB no seu mobile

HOMENAGEM: AQUI NÃO!!!


Blog criado em 11/12/2008 por Rafa Monteiro. Política de privacidade.

HOTWORDS

  ©santo paulo blog - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo