História

Diferente dos outros times, o São Paulo não tem uma data de nascimento única e sim três dias diferentes considerados como o da fundação. A primeira delas, é o dia 26 de janeiro de 1930, quando surgiu o São Paulo da Floresta. A segunda, é o 4 de junho de 1935, quando formou-se o Clube Atlético São Paulo. E finalmente, em 16 de dezembro de 1935, virou São Paulo Futebol Clube.

Em 1930, O Clube Atlético Paulistano e a Associação Atlética Palmeiras eram os principais times de São Paulo, mas, com a chegada do profissionalismo ao esporte, os dois se viram ameaçados. O A.A. Palmeiras (que não tem nenhuma ligação com o atual Palmeiras), resistia à idéia de se profissionalizar, mas com a falta de dinheiro, foi obrigado a se unir ao Paulistano, favorável ao profissionalismo. Assim, no dia 26 de janeiro de 1930, integrantes dos dois clubes se reuniram para fundar o São Paulo da Floresta.

As cores do time vieram da fusão do vermelho e branco, do Paulistano, com o branco e preto, do Palmeiras. Já no dia 9 de março, o time composto por Nestor; Clodoaldo e Bartô; Sérgio, Rueda e Abatte; Formiga, Siriri, Friedenreich, Araken e Zuanella, estreiava no Torneio Início.

Já no ano seguinte, o São Paulo da Floresta venceu o campeonato paulista, mas as dívidas do clube continuaram altas e a solução encontrada para acabar com o prejuízo foi a união com o Clube de Regatas Tietê e o fim do futebol.

Revoltados, alguns torcedores, dirigentes e jogadores resolveram criar um novo clube para não acabar com esporte. No dia 4 de junho de 1935, o time que viria a ser o São Paulo deu mais um passo na sua história, tornando-se o Clube Atlético São Paulo, dirigido pelo tenente Porfírio da Paz. No mesmo ano, no dia 16 de dezembro, finalmente aconteceria a última e definitiva fundação do São Paulo, quando Matos Viana, os irmãos Toledo, monsenhor Bastos, Alcídes Borges e o próprio Porfírio da Paz, entre outros, fundaram o São Paulo Futebol Clube e elegeram Manoel Carlos Meca como presidente.

O primeiro jogo oficial do novo time foi contra a Portuguesa Santista, que acabou em vitória da equipe reestreante por 3x2, gols de Rui, Antoninho e Carrazo. Apesar do bom início, no primeiro Paulista que disputou, o São Paulo não saiu de um nono lugar.

A falta de dinheiro voltou a rondar o clube que, com poucos sócios, não tinha nem campo, nem concentração - os jogadores se dividiam entre a torre da Igreja da Consolação e a casa do presidente do clube, monsenhor Bastos. Felizmente, nesta época, o ainda desconhecido Vicente Feola aceitou treinar o time do São Paulo.

Em 1938, o tricolor, finalmente conseguiu arranjar um campo fixo ao se unir com o Estudantes, time da Mooca, que se encontrava numa situação financeira ruim. O primeiro grande reforço da equipe foi Leônidas da Silva, o Diamante Negro, comprado do Flamengo. O jogador foi responsável por uma das grandes fases do time.

Na década de 50, veio finalmente o Morumbi. Com a ajuda do prefeito Fábio Prado e de uma construtora, o São Paulo conseguiu recursos para erguer o estádio. A primeira partida no Morumbi foi disputada em 25 de janeiro de 1960, com o estádio ainda inacabado. O tricolor saiu vitorioso por 1 x 0 com um gol de Peixinho.

O primeiro grande título só veio em 1977, com a conquista do Campeonato Brasileiro, feito repetido em 86, 91, 06, 07 e 08. Além destes, foram 22 títulos estaduais, três Libertadores (1992, 1993 e 2005) e três Mundiais (1992, 1993 e 2005).



Dados:
Fundação: 26 de janeiro de 1930 (04 de junho e 16 de dezembro de 1935).

Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP.
CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net ou www.spfc.com.br

E-mail: spfc@saopaulofc.net

Telefone: (55-0xx11) 842-3377 e 3749-8000. Fax: 3742-7272.



Apelidos:


O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista, Esquadrão de Aço (30-34), Rolo Compressor (43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005).


Símbolos


Mascote: Santo Paulo














Uniforme: (1) Camisas, calções e meias brancas, com listras em vermelho e preto. (2) Camisas listradas em vermelho, branco e preto, calções pretos e meias pretas.













Escudo:















Bandeira:









Hino:

"Salve o Tricolor Paulista"

Salve o tricolor paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro

Oh tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado

São teus guias brasileiros
Que te amam ternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente

[refrão]

São Paulo clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor

[refrão]

Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra Bandeirante:
Honra e Glória do Brasil

[refrão]

Letra de Porfírio da Paz, criada em 1935, oficializada em 1942.

Seguidores


Divulgue o santo paulo blog

Tricolores pelo mundo!!!

Siga o SPB no seu mobile

Siga o SPB no seu mobile

HOMENAGEM: AQUI NÃO!!!


Blog criado em 11/12/2008 por Rafa Monteiro. Política de privacidade.

HOTWORDS

  ©santo paulo blog - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo